[Review] Batman: Black & White - Tim Sale
Página 1 de 1 • Compartilhe •

The Legend- Administrador 30 horas
- Número de Mensagens: 14685
Re: [Review] Batman: Black & White - Tim Sale
BATMAN: BLACK & WHITE - TIM SALE
Dados técnicos:
Coleção: Batman: Black &White
Fabricante: DC Direct
Artista: Tim Sale
Escultor: Jonanthan Matthews (meu escultor favorito da DC Direct)
Altura: 6.5'' (16,5cm)
Largura: 5.75'' (14.6 cm)
Profundidade: 5.5'' (14 cm)
Lançamento: Agosto 2005
Edição Limitada: 5000 peças
Senhoras e senhores,
Com vocês, o primeiro review do amigo The Legend exclusivo para o site Estátuas Limited Edition! É o review da estátua do Batman baseada na arte Tim Sale, coleção Batman Black & White.

Tim Sale
Uma breve biografia do artista: Tim Sale nasceu em 1956 em Ithaca, Nova Iorque. Atualmente, ele trabalha como consultor artístico para o seriado televisivo Heroes. Na DC Comics, ficou conhecido por seus trabalhos com Superman: As Quatro Estações, Batman: O Longo Dias das Bruxas e Batman: Vitória Sombria.
Contando com essa estátua, a DC Direct já produziu três Batmans do Tim Sale: um action figure do Longo Dias das Bruxas, um action figure do Vitória Sombria e esta estátua em preto e branco. Abaixo, deixo fotos promocionais dos itens já lançados e algumas artes do Tim Sale, para termos uma noção do estilo do desenhista.

Batman: O Longo Dia das Bruxas (The Long Halloween)

Batman: Vitória Sombria (Dark Victory)

BATMAN: BLACK & WHITE: TIM SALE: BATMAN Statue

Embalagem
Vem com o tradicional isopor de proteção, um saco plástico envolvendo a estátua e algumas pequenas almofadas para dar proteção adicional. No verso da embalagem, temos retratos de outras estátuas da série (Eduardo Risso, Simon Bisley e Brian Bolland).

Escultura
A escultura tem traços geométricos, o rosto é bem “quadradão” e as orelhas são bem longas, lembrando mais antenas do que orelhas de morcego (conforme os desenhos do Tim Sale).
Um ponto interessante a observar é que, ao contrário das outras estátuas da coleção, o Batman e a base formam uma peça só. É impossível remover o Batman da base. Ele vem fixo de forma permanente, o pé esquerdo colado na base e o pé direito apoiado no chão.

Pintura
A pintura dessa peça é muito bem-feita. Foi principalmente por causa da pintura dessa estátua que eu decidi adquiri-la.
É interessante observar o trabalho de pintura que a DC Direct fez com essa estátua em uma tentativa (bem-sucedida) de reproduzir a arte do Tim Sale.

A estátua é, obviamente, pintada em preto e branco, mas com pouquíssimos degradês. Os tons de preto e branco são “chapados, claros ou escuros.
Observe, por exemplo, que os contornos da musculatura e os detalhes do uniforme são pintados de preto, criando um forte contraste com os tons claros da peça. Achei que isso gera um efeito muito adequado para recriar a arte do Tim Sale em terceira dimensão.
Não observei nenhuma falha na pintura.
Design
Os efeitos de movimento na capa, combinados com o movimento da perna esquerda, tornam dinâmica a pose do Batman. Para quem está observando a peça, a estátua realmente passa a sensação de que o Cavaleiro das Trevas está apoiado sobre a perna esquerda, enquanto agita vigorosamente a capa com as mãos.
Além disso, como comentei anteriormente, os dois pés do Morcego são colados na base. Em outras palavras, a base não sai.
Em termos de design, a única crítica que tenho a fazer sobre a estátua diz respeito ao rosto do Batman. Achei que o rosto dele está inexpressivo, em especial com relação aos lábios. O rosto é sério, sem passar alguma emoção.

Avaliação Geral
Tim Sale não é meu artista favorito. Em geral, eu torço o nariz para os desenhos dele. Todavia, decidi pegar essa estátua por sua escultura única e sua pintura interessante. Adorei os tons chapados e os contornos escuros nos detalhes da estátua.
Além disso, acho que a estátua reproduz muitíssimo bem a arte do Tim Sale. Ele gosta de desenhar um Batman com semblante sério, orelhas enormes (ele acha que isso dá um ar de “criatura da noite”), capa cheia de pontas esvoaçantes, luvas, botas e capuz brilhantes, além de um cinto de utilidades com bolsos em vez de cilindros. Ele também gosta de usar feições quadradas e muitos efeitos de sombra em seus desenhos e, penso eu, esta estátua captou muito bem o espírito do artista.
Acredito que, no mundo do colecionismo, é muito importante entender o objetivo da peça. Temos que avaliar tanto a beleza da peça como a sua proposta. Por isso, apesar de não ser muito fã do estilo do Tim Sale, adorei a estátua! Nota 10!
Obs.: Eu tirei o número 4689!

Espero que tenham gostado!!!

Última edição por The Legend em Dom Mar 01, 2009 9:53 pm, editado 3 vez(es)

doido demais!!!

Guilherme Máximo- Estátua full size
- Número de Mensagens: 3336
Otimo review, caprichou dessa vez ein?
Adoro a arte do Tim Sale e gostei muito da estátua, bem dinâmica! Posta uma fotos depois com todas suas estátuas da serie
Adoro a arte do Tim Sale e gostei muito da estátua, bem dinâmica! Posta uma fotos depois com todas suas estátuas da serie

|Azrael|- Administrador
- Número de Mensagens: 12703
Obrigado Guilherme e Rodrigo!
Essa é minha terceira Black and White, mas já tenho mais uma a caminho. Farei o review da próxima também e aí posto uma foto com as 4 juntas.
Essa é minha terceira Black and White, mas já tenho mais uma a caminho. Farei o review da próxima também e aí posto uma foto com as 4 juntas.

A estátua é fantástica, mas eu não gosto do Batman com esse rosto.

Rodolfo- Administrador
- Número de Mensagens: 1548
Rodolfo escreveu:A estátua é fantástica, mas eu não gosto do Batman com esse rosto.
Também não gosto do traço, mas a estátua está completamente fiel e ficou animal! :clap2:
Essa série black and white do Batman tem uma proposta muito interessante. Realmente dedicada à fãs do morcegão. Parabéns pela figura e pelo review.

kabat- Premium Format
- Número de Mensagens: 4748
Ah, esqueci de comentar. A primeira foto ficou muito, mas MUITO legal, nivel profissional, parabens!

|Azrael|- Administrador
- Número de Mensagens: 12703
A fidelidade ao desenho é impressionante. Pena que o Tim Sale desenha um Batman com um garfo na cabeça, não com orelhas...

QUEROMARVEL- Estátua life size
- Número de Mensagens: 5189
Ótimo review, The Legend!!!!
Essa série B&W é maravilhosa.... a ídéia de retratar o Morcegão ao longo dos tempos por seus vários artistas foi mesmo fabulosa.
Essa série B&W é maravilhosa.... a ídéia de retratar o Morcegão ao longo dos tempos por seus vários artistas foi mesmo fabulosa.

Morcego1975- Mini-busto
- Número de Mensagens: 636
Review excepcional, The Legend! Abrilhantou nosso fórum!! :clap2:
Em relação a estátua, traduz fielmente os traços do Tim Sale, e isso é a grande sacada e o ponto forte dessa coleção. Cada Batman retrata os traços dos respectivos artistas e assim podemos observar as GRANDES diferenças entre eles. Por vezes parecem até personagens diferentes.
Já tive a figura de 6" do Long Halloween e apesar dessas "antenas" eu gostava bastante dela.
Parabéns!
Em relação a estátua, traduz fielmente os traços do Tim Sale, e isso é a grande sacada e o ponto forte dessa coleção. Cada Batman retrata os traços dos respectivos artistas e assim podemos observar as GRANDES diferenças entre eles. Por vezes parecem até personagens diferentes.
Já tive a figura de 6" do Long Halloween e apesar dessas "antenas" eu gostava bastante dela.
Parabéns!
(obs.: Já estou preparando mais um review da coleção Black and White. Aguardem!).
De fato, o valor desse Batman reside na sua semelhança com o Batman original do Tim Sale. Gosto muito dessa estátua!
(obs.: Já estou preparando mais um review da coleção Black and White. Aguardem!).

Parabéns. Excelente review, bastante detalhado e muito esclarecedor para quem não conhecia a série. Parabéns e espero que este seja o primeiro de muitos reviews.

Altavista- Administrador
- Número de Mensagens: 3192
Obrigado, Daniel! Já estou esquematizando o próximo review. :happy2:

Essa série black and white do batman é muito fofa, parabéns. 

miyamoto- Heroclix
- Número de Mensagens: 48
Essas série é muito boa mesmo, pude ver ao vivo la na LE.
Review ficou show, parabéns.
Review ficou show, parabéns.

Case- Furyano
- Número de Mensagens: 2645
Muito linda a estátua!! Belo review.
Bem que vc podia fazer um guia pra gente com o que existe no universo Batman: Black and White series, o que acha?
E eu pensei em expandir minha coleção com essas estátuas mas ainda não foi dessa vez.
Bem que vc podia fazer um guia pra gente com o que existe no universo Batman: Black and White series, o que acha?
E eu pensei em expandir minha coleção com essas estátuas mas ainda não foi dessa vez.

Fpellucci- Estátua life size
- Número de Mensagens: 5803
Muito maneira essa estátua do Batman, gostei muito... Parabéns
Bacana a figura! A escultura em si ficou muito bem feita, mas achei a parte da boca meio estranha... alongada demais.
Mas parabéns pela aquisição, figura de peso!
Mas parabéns pela aquisição, figura de peso!
"(...)He sets the rules in opposition. It's the goof of all time. Look but don't touch. Touch, but don't taste. Taste, don't swallow. Ahaha. And while you're jumpin' from one foot to the next, what is he doing? He's laughin' His sick, fuckin' ass off! He's a tight-ass! He's a SADIST! He's an absentee landlord! Worship that? NEVER!
Não gosto muito desse estilo de Batman, mas a estátua em si está representando muito bem ele.
Parabéns pelo Review!
Parabéns pelo Review!
Ótimo review!
Batman b&w é uma das coleções mais legais da DCD. Tenh um amigo batmaníaco que tem algumas e sempre qua acho alguma que ele não tenha p/ vender, faço com que ele gaste uma grana.
Sobre essa em especial, só não gosto mesmo é do rosto. Odeio essa cara de macaco que o Sale da p/ o Batman, mas de resto, é uma estátua linda!
Batman b&w é uma das coleções mais legais da DCD. Tenh um amigo batmaníaco que tem algumas e sempre qua acho alguma que ele não tenha p/ vender, faço com que ele gaste uma grana.
Sobre essa em especial, só não gosto mesmo é do rosto. Odeio essa cara de macaco que o Sale da p/ o Batman, mas de resto, é uma estátua linda!
Esse batman de TIm Sale é um dos meus favoritos, ainda estou correndo atrás dessa peça.
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: